quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Bloqueios mentais


Bloqueios mentais são barreiras que impedem a pessoa de tirar melhor proveito de suas potencialidades criativas.

Os bloqueios mentais podem ser desenvolvidos pelas pessoas, impossibilitando-as de gerar sua criatividade com todo o potencial que poderiam ter.

Estes podem ser de influência directa ou indirecta. A primeira tem a ver com influências de pessoas que já se foram e deixaram os seus estudos para os que se seguiram. A segunda, está relacionada a contactos próximos de pessoas, como aluno e professores.

Bloqueios podem partir até do simples facto de se seguir regras impostas, tornando o indivíduo obediente a normas e valores que podem intervir no seu talento. Podem ser de dois tipos:

De carácter social: Tem sentido social, quando a pessoa é limitada pela sua condição social, quando a pessoa se sente amputada ou sem hipóteses no meio externo. Um exemplo disso é a forma como interage no seu emprego.

De carácter emocional: É quando a pessoa é imposta a limites, conscientes ou inconscientes, interiormente. Um exemplo disso pode ser a maneira como foi criada em família.

Além disto, as pessoas podem ser induzidas a perceber as coisas conforme alguém ou algum grupo deseje, consequentemente sendo limitada a enxergar mais além. Isto verifica-se na política ou mesmo em grupos familiares e artísticos. Isto quer dizer que podemos ter neste caso uma barreira perceptual, onde o indivíduo tem a sua percepção direccionada conforme os interesses que lhe foram impostos.

O medo do fracasso e de cometer erros por parte dos indivíduos são os bloqueios mais frequentes e que se percebe na maioria das pessoas, inibindo gravíssima mente seu potencial criativo. Geralmente são originários dos primeiros anos de vida, quando a criança aprende a buscar sempre a segurança e evitar situações que possam redundar em perda ou sensações de fracasso.

Os bloqueios mentais, geram barreiras emocionais que interferem no processo criativo. As barreiras mais comuns são:

Apatia Baixa tolerância a mudança Desejo excessivo de segurança e ordem Inabilidade de tolerar ambiguidade Insegurança Medo de parecer ridículo Medo do fracasso e de cometer erros Relutância em experimentar e correr riscos Sentimentos de inferioridade

Os estereótipos provenientes de distintas regiões do país como provocadores de bloqueios mentais. É interessante expor aqui alguns:

1. Os alentejanos são alegres e conversadores;

2. Os nortenhos são responsáveis e trabalhadores;

3. Os lisboetas são desconfiados;

4. Os portuenses são corajosos.



Outros estereótipos comuns na nossa sociedade, também são fortes como:

1. As mulheres são más motoristas;

2. Os gordos são sempre simpáticos;

3. Todos os velhos são impacientes e rezingas.



O processo criativo faz parte do universo psíquico de cada ser humano, porém, cada um dentro de sua individualidade e experiência vivida tem esta capacidade mais desenvolvida ou não, cabendo a si próprio explorá-la para aproveitá-la da melhor forma possível para um melhor viver.


Sem comentários:

Enviar um comentário