quinta-feira, 20 de maio de 2010

ÍNDIOS E ARTE





Geralmente a arte indígena manifesta-se através de cânticos, vestuários utensílios, pela pintura corporal, escarificação e perfuração da pele, através de danças entre outros, sendo estes raramente produzidos com o intuito de serem arte propriamente dito. Podemos dizer que na sociedade indígena não existe uma delimitação entre arte e atividade puramente técnica. De mesma forma encontram-se aspectos rituais na produção dos artefatos que são antes de tudo artística.
Cada povo indígena tem uma maneira própria de expressar suas obras, por isto dizemos que não existe arte indígena e sim artes indígenas. As artes indígenas diferem-se muito das demais produzidas em diferentes localidades do globo, uma vez que manuseiam pigmentos, madeiras, fibras, plumas, vegetais e outros materiais de maneira muito singular. Nos relacionamentos entre diferentes povos, inclusive com o branco os artefatos produzidos são objetos de troca, sendo até utilizados como uma alternativa de renda. Muitas tribos enfatizam a produção de cerâmica, outras esculturas em madeira, o que vale resaltar é que estes aspectos variam de uma tribo para outra. Veja a seguir as principais manifestações artísticas das artes indígenas.



8 comentários:

  1. Oi Victor,

    Os índios possuem uma criatividade fantástica...

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Hai uno stile veramente interessante. Elvi

    ResponderEliminar
  3. Olá Victor. Muito expressivo o seu trabalho.Sou artista plástica , da Bahia e gostaria de mais cotatos afins. Se vc. tiver interesse, veja o meu blog para ter uma ideia do que faço - www.artenanja.blogspot.com. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. I really like this. Keep up the good work !
    Mr Monkey

    ResponderEliminar
  5. Olá, Victor...Como seguidor tenho visto e apreciado seus trabalhos. Como admirador das artes indígenas, esta série de trabalhos está maravilhosa. Forte e muito expressivo! Parabéns!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelas pinturas!!

    ResponderEliminar